terça-feira, 2 de novembro de 2010

Dia de Finados

ACENDER VELAS?

Hoje estava conversando com minha família, e chegamos à conversa de acender velas no dia de finados em casa ou cemitério.
Meu pai todos os anos vai ao cemitério visitar os túmulos dos entes queridos que já se foram, e lembro de quando criança desejava muito ir também porém, minha mãe nunca deixou,minha irmã mais velha acompanhava meu pai todos os anos e quando completei meus 17 anos comecei a acompanha-lo também. Ele nos mostrava todos os túmulos de pessoa conhecidas e acendíamos velas eu gostava muito, achava muito interessante.
Hoje não vou mais ao cemitério e ainda por cima morro de medo de acender velas em casa nem me perguntem o porquê que eu não sei, só tenho medo e pronto!
No decorrer da conversa surgiu uma pequena discordância, pois, minha irmã mais velha agora é evangélica e não acende mais velas e meu pai diz que tem que acender! A história de acender velas em finados é muito interessante e algumas pessoas acendem e não sabem o motivo, só acendem e pronto.

 De acordo com a teologa Virginia Motta, a luz é um símbolo marcante em praticamente todas as religiões e sempre foi ligada à divindade.
acender vela é uma maneira de chegar mais perto do divino. "Segundo a sagrada Escritura, antes da Criação do mundo tudo era uma grande confusão, o caos a desordem. Até que Deus mandou que se fizesse  a luz (Gn. 1,1-3).
daí em diante, passagens biblicas atestam: " O Senhor é a minha luz", ou ainda "Cristo é a luz do mundo", explica a teóloga. Vale lembrar que os primeiros cristãos chamavam o batismo de "iluminação!, por ser quando o batizando recebia a luz de Cristo. Para o cristão é preciso caminhar como o filho da luz, pois quem nasceu da luz é luz. Como os santos são pessoas que viver~~ao em plenitude esse "compromisso" acender velas para eles é uma forma do crente alcançar o caminho da luz. As velas são usadas no altar desde o seculo XI, até entaõ elas eram colocadas à frete, dos lados, ou atrás dele. Quanto aos mortos, era costume colocar uma vela benta em suas mãos.
Ela deveria  ser acesa no momento em que o sacerdote desse início ao rito de encomendação da alma, para que os novos caminhos do falecido fossemiluminados pela luz emanada por Cristo Salvador.